3 de setembro de 2019

Cirurgia Artroscópica do ombro e do joelho

Técnica cirúrgica avançada para o tratamento das lesões do ombro e do joelho

Sofrer de dores nos ombros e joelhos está cada vez mais comum. Não são apenas os idosos os freqüentadores habituais dos ambulatórios de Ortopedia, queixando-se de dores nas articulações. O que se vê, também, é um número crescente de pacientes de meia-idade ou de jovens esportistas com algum tipo de lesão nos ombros e joelhos, que procuram tratamento muitas vezes decorridos meses do primeiro acometimento o que agrava, ainda mais, os sintomas.

O Dr. Glauber Manso, Médico Ortopedista do Hospital Ortopédico de Maceió, explica que a artroscopia é um procedimento usado por cirurgiões ortopedistas para visibilizar, diagnosticar e tratar, com precisão, problemas nas articulações.

Segundo o Dr. Glauber Manso, especializado na Cirurgia Vídeo Artroscópica do Ombro e do Joelho, as lesões dessas articulações podem ter diferentes sedes anatômicas, e atingirem diversas faixas etárias, assim como serem causadas pelos mais diferentes fatores, como lesões por sobrecarga ou “overuse”, traumas esportivos, acidentes domésticos, doenças orgânicas e doenças degenerativas.

A artroscopia possibilita um diagnóstico preciso, é realizada de forma rápida e simples com melhor visibilização das estruturas, bem como avalia dinamicamente o funcionamento articular, além de proporcionar, em termos de recuperação maior benefício e menor morbidade e transtorno ao paciente quando comparada à cirurgia aberta.

No Serviço de Cirurgia Vídeo Artroscópica do Ombro e do Joelho do Hospital Ortopédico, o Dr. Glauber Manso que é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia, da Academia Americana de Ortopedia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte realiza, dentre outros, o tratamento artroscópico, das lesões de cartilagem, meniscais e ligamentares no joelho e das lesões que provocam dor de intensidade variável no ombro, como as bursites, rupturas tendinosas e ligamentares.

O Dr. Glauber Manso ressalta que os seus pacientes submetidos a estes procedimentos constataram as vantagens deste método. As pequenas incisões, favorecem o aspecto estético, cicatrizam em poucos dias. A recuperação ocorre em um período de tempo significativamente menor, sendo comum os pacientes voltarem ao trabalho e às suas atividades diárias em poucos dias. Assim, a cirurgia artroscópica representa um custo social muito menor, complementa o Dr. Glauber Manso.

Dr. Glauber Manso
Formado pela UFAL – CRM 3850 AL
Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela UNIFESP – RQE nº 1104
Professor de Medicina da UFAL. Atua nos distúrbios do ombro e do joelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *